Memória Anptur

Anptur / Outras Informações / Memória Anptur

A ANPTUR foi fundada em 8 de novembro de 2002, num Encontro na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Balneário Camburiú (SC), que reuniu docentes e pesquisadores das seguintes universidades com programas de pós-graduação stricto sensu na área: Universidade do Vale do Itajaí, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade de São Paulo. Sua sede funcionou até 2005 na UNIVALI, sendo transferida a seguir para a cidade de Caxias do Sul (RS), na Universidade de Caxias do Sul, funcionando atualmente na cidade de São Paulo.

A diretoria da ANPTUR 2020 – 2022, diante da necessidade de atualização da comunicação institicional, optou pela atualização da logomarca. Desde a fundação da Anptur em 2002, a logomarca utilizada foi a seguinte:

A logomarca representa os 5 programas fundadores da ANPTUR e as curvas simbolizam a ideia de movimento.  No entanto, houve o entendimento de que a logomarca estava datada. A Anptur cresceu significativamente desde 2002, tornou-se mais representativa e emergiu a necessidade de atualização em seus aspectos comunicacionais.

A nova logomarca foi criada a partir da perspectiva de uma organização transparente e aberta que promove o avanço e o incentivo à pesquisa acadêmica do Turismo. Proporciona um espaço de diálogo e integração entre discentes, docentes e universidades a partir de publicações, seminários, prêmios, consultorias e uso de redes sociais. As seguintes diretrizes serviram para embasar a nova logomarca: União, Movimento, Equilíbrio, Direção, Integração, Avanço, Transparência, Ciência e Desenvolvimento do Turismo e Hospitalidade.

Em termos conceituais, integração e união entre discentes, docentes e universidades, equilíbrio e estabilidade entre as partes, desenvolvimento científico, movimento e continuidade, Turismo = Tour = movimento ou volta e direcionamento conduziram o processo criativo.

No formato atual, a Faixa de Moebius simboliza e estrutura a logomarca no movimento de avanço da ciência. Seu formato triangular propõe o tripé científico: ensino, pesquisa e extensão. As cores foram mantidas, no entanto com estudo mais amplo e todas as possibilidades de uso constam do manual de uso da marca, disponível aqui (https://www.anptur.org.br/portal/wiew/files/logomarca.pdf). Visualmente o A está em evidência, bem como o T do turismo, com a fluidez e a dinâmica que a área tem.